Criar varias pastas de uma só vez – MSDOS

Criar varias pastas de uma só vez – MSDOS

1
0
SHARE

Criar varias pastas de uma só vez

As vezes precisamos criar uma lista de pastas ou até mesmo uma quantidade de pastas numeradas que se tivesse que fazer uma a uma levaria muito tempo,esse tutorial traz uma forma de você fazer isso totalmente automatizado sem a utilização de nenhum programa,aqui iremos utilizar somente o MSDOS,oque muda é a logica para criar as pastas.

Vamos direto ao ponto,Criar varias pastas de uma só vez:

Abra o MSDOS como usuário administrador navegue até a pasta ou local onde deseja criar as pastas numeradas,sequenciais ou com nomes enfim quem vai determinar isso é você.

Outra opção para abrir a pasta diretamente pelo prompt de comando DOS é segurar a tecla SHIFT do seu teclado e clique com o botão direito do mouse sobre a mesma,conforme a imagem abaixo.

abrir uma pasta qualquer diretamente no prompt

 

No meu caso vou criar uma lista de pastas numeradas de 01 a 10 no diretório D: do meu computador,o comando que vamos utilizar é o FOR seguido do MD.

A partir desse exemplo vou utilizar a seguinte sequencia logica de comando FOR /L  %i in (01,1,10) do MD %i

O Resultado é uma lista de pasta numeradas de 1 até 10,você pode fazer conforme a sua necessidade.

criar uma lista de pastas

 

Depois caso necessite apagar somente as pastas vazias dessa sequencia basta utilizar o comando FOR /L %i in <01,1,10> do RD %i  perceba que apenas trocamos o MD utilizado para Criar pasta pelo RD utilizado para apagar pasta somente vazias.

PS: O comando RD  NÃO APAGA PASTAS QUE TENHA PELO MENOS UM ARQUIVO DENTRO, a menos que receba o parâmetro “/S”,ou seja, se você deseja apagar somente pastas vazias não utilize o parâmetro  “/S”.

Te ajudou ou resolveu ? Deixe seu comentário.